8 dicas para economizar energia elétrica no supermercado
Economizar energia elétrica pode ter um grande impacto nas finanças de um supermercado e, consequentemente, em seu nível de competitividade frente aos concorrentes.
A energia é um dos principais insumos para funcionamento do varejo, configurando-se como custo fixo para operação.
Portanto, todos os esforços para aumentar a eficiência energética do estabelecimento têm grande repercussão nos resultados financeiros da empresa.
Neste post, vamos apresentar 8 dicas para reduzir o consumo de energia elétrica no seu supermercado.
Acompanhe até o fim para entender como fazer isso, na prática.
Consumo de energia elétrica no varejo
Otimizar o consumo de energia elétrica sempre foi um desafio para o varejo. Em
especial, para as redes supermercadistas, que necessitam desse recurso para pleno
funcionamento.
Com o passar dos anos, o problema tornou-se ainda maior. Desde 2015, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) implantou um modelo de cobrança baseado em bandeiras tarifárias.
Esse sistema utiliza-se de três faixas: verde, amarela e vermelha. Cada uma delas está associada a um custo de geração de energia, informado mensalmente na fatura da concessionária de energia.
Quando a oferta de energia elétrica corresponde à necessidade do mercado, a tarifa é cobrada com base na bandeira verde.
Já quando há queda na disponibilidade – ocasionada por diversos fatores, como falta de chuvas, a bandeira passa para a vermelha, encarecendo as contas no final do mês.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBCV), desde quando esse sistema foi implementado, o consumo de energia elétrica passou a representar até 2% do faturamento das redes supermercadistas.
O gasto com esse custo fixo é o segundo maior nesse ramo, perdendo apenas para as despesas com a folha de pagamentos.
Diante disso, é fácil compreender a importância de criar e aplicar estratégias para otimização energética nos supermercados.
Como economizar energia elétrica
A eficiência energética deve ser uma meta dos gestores do varejo, revista constantemente.
Essa prática não pode ser desenvolvida de maneira isolada, como um projeto datado para se encerrar. Deve ser encarada como um hábito a se desenvolver de forma consistente.
De tempos em tempos os administradores podem checar os resultados das ações implementadas para otimizar o que for preciso.
Listamos algumas dicas para ajudar os administradores a desenvolver programas de eficiência energética nos supermercados.
Saiba quais são:
1) Troque as lâmpadas do ponto comercial
As lâmpadas de LED são as mais econômicas do mercado.
Apesar de terem um custo alto para aquisição, o valor do investimento é facilmente recuperado com a economia de energia elétrica gerada. O tempo para retorno do investimento, em geral, é de 6 meses.
2) Explore a luz natural
Os supermercados tradicionais, geralmente, utilizavam pouco a luz natural pelo formato do ponto de venda. Havia incidência de luz natural apenas na entrada dos grandes galpões.
Contudo, há uma nova tendência de criar ambientes que explorem mais luz natural nos estabelecimentos. É possível fazer isso por meio da utilização de telhas transparentes, como as de policarbonato, em determinadas seções de produtos.
Experimente criar um corredor de hortaliças com luz natural. Utilize recursos visuais para que o cliente tenha uma experiência sensorial completa, como se estivesse colhendo as folhas diretamente da horta.
3) Faça manutenção periódica do sistema de climatização
Um grande erro dos gestores de supermercado é encarar a manutenção do sistema de climatização como gasto operacional. Na verdade, o valor destinado ao serviço deve ser visto como investimento.
A manutenção de equipamentos como refrigeradores e ar-condicionados é fundamental para evitar o desperdício de energia elétrica.
Algumas anomalias no sistema podem ter impacto direto na sua eficiência energética.
Portanto, o ideal é que a manutenção seja feita mensalmente conforme recomendação da lei do PMOC.
4) Atualize o sistema de ar-condicionado central
Além de manter em dia a manutenção do sistema de climatização, há casos em que o recomendado é a atualização dos equipamentos.
O sistema de ar-condicionado central demanda grande gasto energético para funcionamento. Os aparelhos antigos, ainda presentes em supermercados de médio e pequeno porte, são vilões do consumo.
Para evitar desperdício de dinheiro, é importante que o sistema de climatização tenha boa eficiência energética. Por isso, é recomendado atualizar o equipamento.
Uma equipe especializada pode avaliar as suas necessidades para indicar o melhor sistema para o seu caso.
5) Conscientize seus funcionários
Economizar energia elétrica deve ser uma meta compartilhada com os colaboradores do seu supermercado.
Criar uma campanha de endomarketing com esse intuito pode ser uma boa maneira de engajá-los nesse objetivo.
Apresente motivos para que eles comprem a sua ideia e dê sugestões de boas práticas de como isso pode ser vivido no dia a dia.
Envolva seus funcionários em prol da sustentabilidade financeira e ambiental do seu negócio.
6) Desligue os equipamentos de escritório
Equipamentos de escritório, tais como impressoras e computadores, normalmente funcionam em stand by.
Esse modo de espera dá uma falsa sensação de economia de energia, mas na verdade é pouco eficiente.
Eduque os colaboradores que trabalham nos escritórios a desligarem os equipamentos da tomada quando terminarem o uso.
Dessa forma, será possível combater esse vilão da conta de energia.
7) Invista no fechamento dos balcões de refrigeração
Fechar os balcões de refrigeração com o uso de portas é uma alternativa muito simples para economizar energia elétrica.
A ausência de isolamento entre o balcão e o ambiente faz com que o calor se dissipe mais rápido, aumentando o consumo de energia.
Quanto maior o número de refrigeradores no supermercado, maior é o desperdício.
Portanto, este é mais um caso no qual é preciso investir para reduzir os gastos no futuro.
8) Utilize painéis solares
Instalar painéis de captação da energia solar é outra maneira de aumentar a eficiência energética do seu supermercado.
A grande incidência de raios solares durante boa parte do ano em grande parte do país contribui para o grande potencial de utilização desse recurso.
A energia fotovoltaica pode substituir parte do consumo da elétrica, gerando uma economia que pode variar entre 50% a 70% desse custo fixo.
O projeto deve ser acompanhado por uma equipe especializada, que irá entender o histórico de consumo da unidade para calcular quantas placas solares poderão ser instaladas.
Fechando a conta
Adotar novos comportamentos para economizar energia elétrica nos supermercados só gera benefícios. Além de ser uma boa prática de gestão financeira, esse hábito ainda contribui para a preservação do meio ambiente.
Cada vez mais consumidores têm cobrado uma postura sustentável das empresas.
Corresponder a essa expectativa é um diferencial que pode atrair mais lucro para o seu negócio.
Invista nessa ideia!
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